terça-feira, 21 de junho de 2011

Reciclando óleo de cozinha

PRESERVAÇÃO DA NATUREZA A PARTIR DA RECICLÁGEM



Tendo a preocupação de contemplar questões relacionadas ao meio em que o aluno está inserido de forma participativa sendo capaz de estabelecer relações, interagir, transformar, reelaborar e agir no meio em que vive e em outras realidades, a Fundhas Monsanto, juntamente com as família, crianças e adolescentes da unidade, sentiu a necessidade de mostrar que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida na terra. Atualmente, a preocupação com a degradação do planeta ocupa atenção da sociedade local e mundial, onde todos se engajam com os ambientalistas na busca de soluções para preservar o meio ambiente. Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, e mudar isso não é uma coisa fácil, devemos primeiro mudar nossos hábitos e atitudes, uma vez que a mudança deve ser espontânea e vir de dentro para que ela possa de fato ocorrer. Por isso, a importância de pequenos atos em nossas casas, que somados aos de outras pessoas, podem se transformar em grandes atos, de grande importância para o mundo.

Partindo desse conceito, nós alunos da Fundhas Monsanto, pegando carona no trabalho desenvolvido pela assistente social Daniela, pesquisamos e postamos aqui neste espaço alguns produtos feitos a partir de materiais recicláveis que poderão se tornar uma importante fonte de renda além de estarmos contribuindo com a preservação do nosso planeta.




O ÓLEO DE COZINHA USADO

Depois de usado, o óleo de cozinha pode ter dois destinos: dar uma enorme dor de cabeça e prejuízo para o seu bolso e para o meio ambiente ou se transformar em economia e, eventualmente, em receita extra.

O primeiro caso ocorre quando você simplesmente descarta o óleo doméstico nos ralos e vasos sanitários. O acúmulo de gorduras nos encanamentos pode causar entupimentos, refluxo de esgoto e até rompimentos nas redes de coleta.

No segundo caso está transformar esse mesmo óleo em sabão, por exemplo. O sabão pode ser feito em casa mesmo ou enviado a empresas que o transformam em produto de limpeza ou biodiesel.

Segundo a nutricionista Daysiellen Cabral, coordenadora do refeitório da Associação Paulista Sul da Escola Adventista, em São Paulo, fazer sabão em casa é como cozinhar. Com a prática, seguindo a mesma receita, o sabão vai ficando melhor. A proporção pode ser mantida para fazer mais ou menos sabão, de acordo com a quantidade de óleo usado disponível. Quanto mais o sabão curtir, melhor ele fica. É recomendado usar luvas e utensílios de madeira ou plástico para preparar a mistura, pois a soda cáustica pode causar queimaduras na pele.

Confira as receitas:


Sabão caseiro

Receita 1:

- 5 litros de óleo de cozinha usado;

- 2 litros de água;

- 200 mililitros de amaciante;

- 1 quilo de soda cáustica em escama.

Colocar, com cuidado, a soda em escamas no fundo de um balde. Em seguida, adicionar a água fervendo e mexer até diluir a soda. Acrescentar o óleo e mexer. Misturar bem o amaciante. Jogar a mistura numa fôrma e cortar as barras de sabão somente no dia seguinte.


Receita 2: com aroma

- 4 litros de óleo comestível usado;

- 2 litros de água;

- ½ copo de sabão em pó;

- 1 kg de soda cáustica;

- 5 ml de óleo aromático de erva-doce ou outro a gosto.

Esquentar a água. Separar meio litro e dissolver o sabão em pó nele. Dissolver a soda cáustica nos litro e meio de água restante. Adicionar lentamente as duas soluções ao óleo e mexer durante 20 minutos. Adicionar a essência mexendo bem, e despejar nas fôrmas escolhidas. Desenformar apenas no dia seguinte.

“O ideal é colocar esse óleo que não será mais usado em uma garrafa pet, aquelas de refrigerante, e encaminhar para a reciclagem. Atualmente, ONGs e empresas desenvolvem projetos de reutilização do óleo de cozinha, o que é bom para a economia e para a saúde do nosso planeta”, afirma Daysiellen.

Quem quiser produzir sabão em quantidades maiores pode fazer parcerias com pastelarias e barracas de pastel da feira, para colher o óleo que normalmente é jogado fora e doar para que seja transformado em sabão de boa qualidade.

Todo os créditos das receitas para nutricionista Daysiellen Cabral de Magalhães

Como a soda cáustica é um produto altamente corrosivo é bom sempre tomar o máximo de cuidado quando manipulada, pois reage violentamente com a água, liberando energia em forma de calor. Devido a essa reatividade, pode produzir queimaduras, cicatrizes e cegueira. O uso de máscara, luvas e óculos de segurança é aconselhável para evitar possíveis acidentes.

*Ingestão: Pode causar danos graves e permanentes ao sistema gastrointestinal.

*Inalação: Irritação com pequenas exposições, danoso ou mortal em altas doses.

*Pele: Perigoso. Os sintomas vão desde irritações leves até úlceras graves.

*Olhos: Perigoso. Pode causar queimaduras, danos a córnea ou conjuntiva.

Manter fora do alcance de crianças.


Para quem teve problemas na receita para fazer sabão com óleo de cozinha, aqui vai outra um pouco mais rápida.

Você vai precisar:

500ml de óleo

100g de soda cáustica

100ml de água

30ml de detergente

50ml de álcool

1º passo coloque o óleo em um balde e dê umas esguichadas de detergente de cozinha mesmo (uns 30ml) e mexa bem

2º acrescente a soda já diluída em 100ml de água e mexa bem

3º esse é o mais importante, depois que tudo estiver bem misturado por ultimo você acrescentará 50ml de álcool, mexa rápido e despeje numa forma antes que o sabão endureça por completo.


Sabão em barra

Material

1 Kg de soda caustica

1 litro e meio de agua

4 litros de óleo de cozinha usado

1 copo de sabão em pó

Como fazer

Dissolver a soda em 1 litro de água, acrescentar os 4 litros de óleo, 1 copo de sabão em pó dissolvido em 1 litro de água e mexer por 40 minutos sem parar. Após esse tempo, despejar o sabão em uma forma de sua preferencia e aguardar 24 horas para poder cortar o sabão em barras.


Sabão líquido

Material

100 gr. De soda caustica em escamas.

400 ml. De etanol (álcool de posto)

600 ml. De óleo de cozinha usado

3 litros de água

Como fazer

Dissolva completamente a soda em 200 ml de agua e reserve. Em um balde coloque o óleo aquecido a uma temperatura de aproximadamente 70º c., acrescente o álcool e em seguida a soda dissolvida e mexa por 10 min. Após esse tempo acrescente 1 copo de água e mexa por mais 10 minutos. Após esse tempo acrescente o restante da água e mexa por mais 10 minutos. Após esse tempo o sabão terá a consistência e aparência de mel. Para finalizar, coloque em garrafas e aguarde um dia antes de usá-lo.

Rende aproximadamente 4 litros de sabão

Pesquisas realizadas em vários sites da internet sobre reciclágens de óleo de cozinha usado.